Press-Release: Barra Energia Adquire Participação no Bloco BM-S-8

05/07/2011

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda (Barra Energia) anunciou hoje que firmou um acordo para adquirir 10% do bloco BMS-8 da Shell Brasil Petróleo Ltda, que atualmente possui uma participação de 20% nesse bloco. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.

O bloco está localizado na área offshore da Bacia de Santos, em lâmina dágua de aproximadamente 2.100 metros. A Petrobras é a operadora do bloco com uma participação de 66%, e a Galp detém os restantes 14%.

De acordo com as exigências regulatórias brasileiras, o acordo assinado bem como toda a documentação pertinente serão submetidos à aprovação final da ANP.

"Esta é a primeira aquisição da Barra Energia, e representa importante passo na execução de nossa estratégia de construir um portfólio de alta qualidade de ativos de exploração e produção de petróleo no Brasil. Continuamos avaliando outras oportunidades de negócios, e nosso compromisso é criar uma empresa brasileira comprometida com a excelência técnica e com as melhores práticas empresariais”, afirmou Renato Bertani, Diretor Executivo da Barra Energia.

Os principais investidores da Barra Energia são os fundos de investimentos First Reserve Corporation e Riverstone Holdings, LLC.

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Limitada é uma empresa brasileira focada em exploração e produção de petróleo nas bacias sedimentares brasileiras. A empresa é liderada por profissionais brasileiros altamente experientes na indústria de petróleo do Brasil e do exterior, e conta com apoio financeiro dos fundos de investimentos First Reserve e Riverstone. O foco principal de atuação da Barra Energia é a área marítima (offshore) das bacias de Santos e Campos, tanto no Pós-Sal como na nova fronteira do Pré-Sal.

Sobre o First Reserve Corporation

O First Reserve é uma firma de investimentos privados na área de private equity líder mundial em investimentos na área energética, de recursos naturais, e de infra-estrutura, e que cobre toda a cadeia de valor da área energética. Em seus 28 anos de existência, tem investido exclusivamente na indústria mundial de energia, tendo desenvolvido um modelo exitoso que utiliza sua ampla base de conhecimento especializado nessa área como uma real vantagem competitiva. A firma está atualmente investindo seu fundo de private equity mais recente, fechado em 2009 com cerca de US$ 9 bilhões, bem como seu mais recente fundo de infra-estrutura fechado em 2011 com aproximadamente US$ 1,2 bilhão. O First Reserve investe estrategicamente em uma enorme gama de setores da indústria de energia, desenvolvendo um portfólio diversificado ao longo da cadeia de valor de área de energia, apoiando equipes talentosas de gestão, e agregando valor na criação de empresas. Mais informações estão disponíveis em www.firstreserve.com.

Sobre o Riverstone Holdings LLC

Riverstone Holdings LLC, fundado em 2000, é uma firma de private equity focada na área de energia, e tem aproximadamente US$ 17 bilhões sob sua gerencia, através de seis fundos de investimentos, um deles o maior fundo de investimentos do mundo na área de energia renovável. O Riverstone realiza investimentos de capital na criação e crescimento de empresas da área energética, nos setores de midstream da indústria petrolífera, de exploração e produção de petróleo, serviços petrolíferos especializados, energia elétrica e energia renovável. Com escritórios em Nova York, Londres e Houston, a empresa tem comprometidos aproximadamente US$ 15.7 bilhões em 76 investimentos na América do Norte, America Latina, Europa e Ásia. Para maiores informações, visite www.riverstonellc.com.