Barra Energia anuncia conclusão do segundo poço horizontal de desenvolvimento de alta produtividade do Campo de Atlanta

07/05/2014

A Barra Energia anunciou a conclusão da perfuração e testes do poço 7-ATL-3H-RJS, o segundo produtor de petróleo horizontal bem sucedido do desenvolvimento do Campo de Atlanta. O Campo de Atlanta é uma das duas acumulações de petróleo em desenvolvimento no Bloco BS-4, sendo o outro o Campo de Oliva. A Barra Energia detém uma participação de 30% no bloco, em parceria com a Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A., com participação de 30% e que é a operadora do bloco, e a OGX Petróleo e Gás S.A., com os restantes 40%.

Localizado aproximadamente a 1.500m de lâmina d'água, o poço foi perfurado a uma profundidade total medida de 3.560m. Uma seção horizontal de 835m foi perfurada com sucesso através da zona de óleo, a qual consiste reservatórios do Eoceno com porosidade e permeabilidade muito elevadas. A parte horizontal do poço foi então equipada com telas para contenção de areia (gravel packing).

O teste de formação (TFR) realizado neste poço confirmou índices de produtividade semelhantes, se não maiores, do que os estabelecidos com o primeiro poço produtor completado recentemente, apesar das restrições operacionais existentes em ambos os testes. Ainda mais significativo, o TFR no poço 3H foi conduzido com sucesso com a Bomba Centrífuga Submarina Submersa (BCSS) localizada no fundo do mar e não no nível do reservatório. Se esta for a tecnologia adotada para o desenvolvimento pleno do Campo de Atlanta, esta opção poderá proporcionar significativa redução de custos operacionais. Este resultado estabelece que os dois poços de desenvolvimento horizontais perfurados até agora fluirão no limite superior do intervalo de produtividade inicialmente estimado de 6.000bopd a 12.000bopd por poço.

O consórcio está atualmente licitando um FPSO com o objetivo de iniciar a produção, dependendo da chegada do navio no local do campo, no final de 2015.

"Este resultado mais uma vez demonstra que a estratégia de negócio da Barra Energia, ancorada no desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas em conjunto com os seus parceiros e operadores, está sendo bem sucedida no sentido de viabilizar acumulações de petróleo complexas e desafiadoras”, disse João Carlos de Luca, Diretor Presidente da empresa. Renato Bertani, Diretor Executivo, acrescentou que "o desenvolvimento do Campo de Atlanta apresenta alguns desafios tecnológicos e operacionais únicos devido às suas características de óleo pesado e à natureza não consolidada dos reservatórios arenosos do Eoceno; estamos muito satisfeitos que este segundo poço horizontal consecutivo tenha demonstrado resultados excepcionalmente bons, confirmando plenamente o potencial produtivo e a atratividade econômica desta acumulação de óleo pesado do pós- sal".

Para mais informações entre em contato com o Gerente de Relações Institucionais da Barra Energia:

Telefone: (021) 3037 2772

Sobre Barra Energia

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda é uma empresa brasileira focada na exploração de petróleo e produção nas bacias sedimentares brasileiras. A empresa é liderada por profissionais brasileiros altamente experientes na indústria de petróleo, no Brasil e no exterior, com principal apoio financeiro das empresas de private equity First Reserve e Riverstone. O foco principal de atuação da Barra Energia é a área marítima (offshore) das bacias de Santos e Campos, tanto no Pós-Sal como na nova fronteira do Pré-Sal.