Barra Energia: nova empresa do ramo de petróleo tem acordo com First Reserve Corporation

03/05/2010

Por Redação

First Reserve Corporation, firma de private equity líder mundial na indústria de energia, anunciou hoje que seu fundo First Reserve Fund XII estabeleceu um acordo de participação de U$500 milhões com a Barra Energia Petróleo e Gás ("Barra Energia"), empresa independente de exploração e produção recentemente criada e comandada por especialistas da indústria energética, entre eles João Carlos de Luca (Presidente Executivo) e Renato Tadeu Bertani (CEO).

A Barra Energia, com sede no Rio de Janeiro, irá combinar sua excelência técnica e expertise comercial a fim de buscar a aquisição, exploração e desenvolvimento de ativos de petróleo e gás no Brasil. A Barra Energia se concentrará na criação de um portfólio equilibrado de ativos nas bacias terrestres e marítimas no Brasil. Dirigida por Luca e Bertani, ambos ex-executivos da Petrobras, a equipe gerencial da Barra Energia pretende utilizar sua ampla experiência no Brasil para identificar oportunidades de investimentos inovadores e buscar crescimento robusto de reservas e produção de óleo e gás.

"A equipe da Barra Energia possui um excepcional histórico na criação de valiosos portfólios de E&P por meio de idéias inovadoras e execução eficiente de projetos", afirmou Will Honeybourne, Diretor Executivo da First Reserve Corporation. "O Brasil continua emergindo como uma potência econômica importante e tem desenvolvido uma indústria de energia vibrante e avançada, com um significativo potencial de crescimento. Estamos entusiasmados com a oportunidade de apoiar a Barra Energia e contribuir para o crescimento a longo prazo do setor petrolífero local".

João Carlos de Luca é atualmente Presidente do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), onde tem atuado no sentido de promover o avanço e desenvolvimento de uma indústria de energia sustentável no Brasil. A extensa carreira no setor de petróleo e gás inclui a atuação como Presidente da Repsol YPF Brasil, uma organização que ele ajudou fundar em 1998, e como Diretor de Exploração e Produção (E&P) e membro do Conselho de Administração da Petrobras e suas Subsidiárias.

Renato Bertani é, no momento, Presidente e CEO da Thompson & Knight Global Energy Services, onde presta consultorias em várias regiões geográficas do globo, incluindo a América Latina, África Ocidental, Reino Unido e o Golfo do México. Antes da Thompson & Knight, ele passou mais de 30 anos em postos técnicos e gerenciais de alto nível na Petrobras, inclusive, mais recentemente, como Presidente da Petrobras América. Ele também é Vice Presidente do Conselho Mundial de Petróleo.

"Estamos muito empolgados pela nossa parceria com o First Reserve, cujo compromisso reflete sua crença na capacidade e habilidade técnica e gerencial de nossa equipe, no crescimento sustentável da economia brasileira e, em particular, do setor energético do país", afirmou João Carlos de Luca, Presidente Executivo da Barra Energia.

Acrescentou Bertani: "Já identificamos diversas oportunidades para alavancar nossas competências a fim de desenvolver um portfólio de petróleo e gás de qualidade, tanto organicamente como através de aquisições. Nossa parceria com o First Reserve nos permitirá implementar nosso plano de investimentos, gerar empregos locais e criar valor para nossos investidores".

Sobre o First Reserve Corporation

O First Reserve é uma firma de private equity líder mundial na indústria energética que realiza investimentos em private equity e de infraestrutura em toda a cadeia de valor de energia. Por mais de 25 anos, tem investido unicamente na indústria de energia global e desenvolvido um franchise incomparável, utilizando sua ampla base de conhecimento na indústria de energia especializada como uma vantagem competitiva. A firma está atualmente investindo seu fundo mais recente, que fechou 2009 em aproximadamente US$9 bilhões. O First Reserve investe estrategicamente em uma enorme gama de setores industriais energéticos, desenvolvendo um portfólio que é diversificado na cadeia de valor de energia, apoiando equipes talentosas de gestão e se valorizando com a criação de empresas.

Com um portfólio de vários bilhões de dólares de empresas de exploração e produção de petróleo e gás no mundo inteiro, o First Reserve continua se concentrando em Exploração e Produção, sendo este o segmento central em sua estratégia de energia diversificada. Mais informações estão disponíveis em www.firstreserve.com.

Sobre a Barra Energia

A Barra Energia é uma firma independente de exploração e produção recentemente criada, com sede no Rio de Janeiro. O foco principal da companhia é utilizar sua expertise técnica e comercial e seu conhecimento local para encontrar, desenvolver e produzir recursos de hidrocarbono nas bacias terrestres e marítimas do Brasil.

A equipe administrativa da Barra Energia possui considerável experiência na criação e desenvolvimento de portfólios E&P tanto no Brasil como no exterior. Ela pretende alavancar o conjunto de habilidades e conhecimento da geologia local e do ambiente operacional para o futuro crescimento do setor de petróleo brasileiro.