First Reserve vai investir até US$ 500 milhões na Barra Energia

03/05/2010

Fonte: Financial Times

Parceria impulsionará empresa dirigida por especialistas da indústria de petróleo do Brasil

GREENWICH, Connecticut; HOUSTON; LONDRES; e RIO DE JANEIRO, 3 de maio /PRNewswire/ -- First Reserve Corporation, firma de private equity líder mundial na indústria de energia, anunciou hoje que seu fundo First Reserve Fund XII estabeleceu um acordo de participação de U$500 milhões com a Barra Energia Petróleo e Gás (“Barra Energia”), empresa independente de exploração e produção recentemente criada e comandada por especialistas da indústria energética, entre eles João Carlos de Luca (Presidente Executivo) e Renato Tadeu Bertani (CEO).

A Barra Energia, com sede no Rio de Janeiro, irá combinar sua excelência técnica e expertise comercial a fim de buscar a aquisição, exploração e desenvolvimento de ativos de petróleo e gás no Brasil. A Barra Energia se concentrará na criação de um portfólio equilibrado de ativos nas bacias terrestres e marítimas no Brasil. Dirigida por Luca e Bertani, ambos ex-executivos da Petrobras, a equipe gerencial da Barra Energia pretende utilizar sua ampla experiência no Brasil para identificar oportunidades de investimentos inovadores e buscar crescimento robusto de reservas e produção de óleo e gás.

"A equipe da Barra Energia possui um excepcional histórico na criação de valiosos portfólios de E&P por meio de idéias inovadoras e execução eficiente de projetos", afirmou Will Honeybourne, Diretor Executivo da First Reserve Corporation. "O Brasil continua emergindo como uma potência econômica importante e tem desenvolvido uma indústria de energia vibrante e avançada, com um significativo potencial de crescimento. Estamos entusiasmados com a oportunidade de apoiar a Barra Energia e contribuir para o crescimento a longo prazo do setor petrolífero local".

João Carlos de Luca é atualmente Presidente do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), onde tem atuado no sentido de promover o avanço e desenvolvimento de uma indústria de energia sustentável no Brasil. A extensa carreira no setor de petróleo e gás inclui a atuação como Presidente da Repsol YPF Brasil, uma organização que ele ajudou fundar em 1998, e como Diretor de Exploração e Produção (E&P) e membro do Conselho de Administração da Petrobras e suas Subsidiárias.

Renato Bertani é, no momento, Presidente e CEO da Thompson & Knight Global Energy Services, onde presta consultorias em várias regiões geográficas do globo, incluindo a América Latina, África Ocidental, Reino Unido e o Golfo do México. Antes da Thompson & Knight, ele passou mais de 30 anos em postos técnicos e gerenciais de alto nível na Petrobras, inclusive, mais recentemente, como Presidente da Petrobras América. Ele também é Vice Presidente do Conselho Mundial de Petróleo.

"Estamos muito empolgados pela nossa parceria com o First Reserve, cujo compromisso reflete sua crença na capacidade e habilidade técnica e gerencial de nossa equipe, no crescimento sustentável da economia brasileira e, em particular, do setor energético do país", afirmou João Carlos de Luca, Presidente Executivo da Barra Energia.

Acrescentou Bertani: "Já identificamos diversas oportunidades para alavancar nossas competências a fim de desenvolver um portfólio de petróleo e gás de qualidade, tanto organicamente como através de aquisições. Nossa parceria com o First Reserve nos permitirá implementar nosso plano de investimentos, gerar empregos locais e criar valor para nossos investidores".