Fundo investe US$ 500 milhões na Barra Energia

03/03/2010

Houston - A empresa Barra Energia, obteve US$ 500 milhões mediante um fundo de investimento para na exploração de petróleo e gás natural no Brasil. A informação foi dada nesta segunda-feira, quando do anúncio a parceria com o First Reserve Corporation, empresa de private equity focada em energia.

Pelo acordo, que envolve US$ 500 milhões em aportes da companhia norte-americana no Brasil, a empresa - que tem à frente o ex-presidente da Repsol no Brasil e atual presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), João Carlos De Luca - vai buscar oportunidades de exploração e produção, seja com a aquisição de áreas já concedidas ou disputa de novos blocos em futuros leilões.

"Vamos usar nossa experiência para encontrar as melhores oportunidades no país", disse De Luca. A idéia é mesclar a aquisição de ativos nas bacias terrestres e marítimas, para compor um portfólio "equilibrado".

Além de De Luca, que é o presidente executivo da Barra Energia, a empresa tem como CEO Renato Bertani, que já foi presidente da Petrobras Americas e agora está à frente da Thompson & Knight Global Energy, além de ser vice-presidente do Conselho Mundial de Petróleo.

De acordo com o diretor executivo da First Reserve, Will Honeybourne, o interesse da companhia no negócio se dá porque o "o Brasil continua emergindo como uma potência econômica importante e tem desenvolvido uma indústria de energia vibrante e avançada, com um significativo potencial de crescimento".

O First Reserve é uma empresa de private equity que realiza investimentos de infra-estrutura em toda a cadeia de energia. Em 2009, a companhia fechou o ano com um fundo de US$ 9 bilhões.