Geólogo brasileiro é eleito presidente do WPC

05/12/2011

Fonte: TN Petróleo

O brasileiro Renato Bertani, diretor executivo da Barra Energia Petróleo e Gás, foi eleito presidente do World Petroleum Council - WPC (Conselho Mundial de Petróleo) para o triênio 2011-2014. Esta é a primeira vez que um representante do hemisfério sul é eleito para essa importante posição no Conselho.

O WPC, fundado em 1933, é a maior entidade mundial do setor de petróleo e responsável pelo principal congresso da indústria, o World Petroleum Congress, que acontece de forma itinerante a cada três anos. A 20ª edição do evento está sendo realizada nesta semana no Qatar. O IBP faz parte da secretaria nacional do Comitê Brasileiro do WPC, onde atua desde 1996.

O Brasil tem uma trajetória de sucesso e crescimento junto a entidade desde 2002, quando sediou no Rio, a 17ª edição do Congresso Mundial de Petróleo, organizada pelo IBP e considerada uma das maiores edições do evento. Bertani era vice-presidente do WPC desde 2005 e foi responsável pela coordenação da programação técnica dos congressos realizados em Madri (2008) e agora, no Qatar.

Ele será o presidente da entidade até a próxima edição do Congresso, que acontecerá na Rússia em 2014. PhD em Geologia, Bertani trabalhou na Petrobras durante 32 anos, onde fez carreira como Diretor de Exploração e Produção da Braspetro e presidente das subsidiárias internacionais da empresa no Reino Unido e nos Estados Unidos. Em 2010, ingressou na Barra Energia Petróleo e Gás, onde exerce o cargo de diretor executivo.