Novos dados de poço confirmam importância da descoberta de Carcará no pré-sal da Bacia de Santos

14/08/2012

Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2012

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. anuncia que os novos dados obtidos com a continuação da perfuração do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), testando o prospecto Carcará, confirmam a importância desta descoberta no bloco BM-S-8, que fora preliminarmente anunciada em comunicados anteriores.

Apesar de ainda não ter atingido a profundidade final planejada o poço já confirmou uma coluna de óleo superior a 400m, composta principalmente de reservatórios contínuos e conectados, com excelentes característiscas de porosidade e permeabilidade.

Vários testes a cabo recuperaram óleo de boa qualidade de aproximadamente 31º API, confirmando as excelentes perspectivas indicadas pelos perfis de poço.

Localizado a 232 quilômetros da costa do Estado de São Paulo, o poço está a uma profundidade de 6.213m, ainda dentro da zona de óleo. As operações de perfuração prosseguirão com o objetivo de se determinar a espessura total dos reservatórios portadores de petróleo bem como a presença de zonas de interesse mais profundas.

A Barra Energia detém participação de 10% no bloco, em parceria com a Petrobras, a operadora, com 66% de participação, Petrogal Brasil com 14% e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. com os restantes 10%. O Consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação da área, conforme prevê o Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

"Esses resultados confirmam que estamos no caminho certo para construir uma grande empresa de E&P e posiciona a Barra Energia no seleto grupo de companhias com resultados expressivos no pre-sal da costa brasileira, uma das novas províncias exploratórias de maior potencial em todo o mundo", indicou João Carlos de Luca, Diretor Presidente da empresa. Renato Bertani, Diretor Executivo da Barra Energia, afirmou que "a descoberta de Carcará, potencialmente entre as mais significativas realizadas no pré-sal da Bacia de Santos até agora, corrobora o valor e o grande potencial de crescimento da carteira de projetos da empresa, que foi construído em pouco mais de dois anos de atividades. Com os blocos BM-S-8 e BS-4, onde temos 10% e 30%, respectivamente, temos um conjunto bem diversificado de oportunidades de investimento tanto no pré-sal quanto no pós-sal, que incluem áreas altamente prospectivas de exploração, descobertas sob avaliação e campos em desenvolvimento".

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Limitada é uma empresa brasileira focada em exploração e produção de petróleo nas bacias sedimentares brasileiras. A empresa é liderada por profissionais brasileiros altamente experientes na indústria de petróleo do Brasil e do exterior, e conta com apoio financeiro dos fundos de investimentos First Reserve e Riverstone. O foco principal de atuação da Barra Energia é a área marítima (offshore) das bacias de Santos e Campos, tanto no Pós-Sal como na nova fronteira do Pré-Sal.

Sobre o First Reserve Corporation

Fundado em 1983, o First Reserve é uma firma de investimentos privados na área de private equity líder mundial em investimentos no setor de energia com mais de US$ 23 bilhões de capital levantado até 31 de dezembro de 2011. Com escritórios na América do Norte, Europa e Ásia o First Reserve está posicionado para realizar investimentos estratégicos em escala global e em toda a cadeia produtiva do setor de energia. A firma procura criar valor para seus investidores valendo-se de seu profundo conhecimento do setor, décadas de experiência na operacionalização de investimentos, equipe gerencial talentosa e competente,cadeia de relacionamento global e participação proativa na gestão das companhias em que investe. Mais informações estão disponíveis em www.firstreserve.com.

Sobre o Riverstone Holdings LLC

Riverstone Holdings LLC, fundado em 2000, é uma firma de private equity focada na área de energia, e tem aproximadamente US$ 17 bilhões sob sua gerencia, através de seis fundos de investimentos, um deles o maior fundo de investimentos do mundo na área de energia renovável. O Riverstone realiza investimentos de capital na criação e crescimento de empresas da área energética, nos setores de midstream da indústria petrolífera, de exploração e produção de petróleo, serviços petrolíferos especializados, energia elétrica e energia renovável. Com escritórios em Nova York, Londres e Houston, a empresa tem comprometidos aproximadamente US$ 16.3 bilhões em 80 investimentos na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. Para maiores informações, visite www.riverstonellc.com.