Barra Energia anuncia contratação de unidade flutuante de produção (FPSO) para o Campo de Atlanta

17/12/2014

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda, participante do consórcio responsável pelo desenvolvimento do Campo de Atlanta, anunciou hoje a contratação do afretamento e operação da unidade de produção (“FPSO” - Floating, production, storage, and offloading) Petrojarl I, da Teekay Offshore Partners L.P.

Localizado no Bloco BS-4, na Bacia de Santos, o Campo de Atlanta é uma acumulação de óleo em reservatórios do pós-sal, a 185 quilômetros da costa, em lâmina d’água de aproximadamente 1.500 metros. A Barra Energia detém 30% de participação no consórcio que inclui ainda a Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A., operadora do projeto com 30% de participação, e a OGX Petróleo e Gás S.A. com os restantes 40% de interesses.

A assinatura do contrato do FPSO representa um marco significativo no desenvolvimento do Campo de Atlanta, que iniciará a sua produção através de um Sistema de Produção Antecipada (SPA), conforme contemplado no Plano de Desenvolvimento aprovado pela ANP. A unidade será customizada para uma capacidade de até 30 mil barris por dia e armazenamento de 180 mill barris, de acordo com as especificações necessárias para a operação no Campo. O contrato é para um período de 5 anos com chegada à locação em 14 meses a partir da assinatura.

O início da produção está programado para meados de 2016. Nesta primeira fase a produção deverá alcançar cerca de 30 mil barris por dia com até três poços de produção, dois dos quais já estão perfurados e testados, com resultados na faixa superior das expectativas, equipados com árvore de natal molhada e bomba submersa e prontos para entrar em operação.

Na fase subsequente, quando será instalado um Sistema Definitivo a partir de 2019, a produção do campo deverá crescer progressivamente até atingir 75 mil barris/dia.

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Limitada é uma empresa brasileira focada em exploração e produção de petróleo nas bacias sedimentares brasileiras. A empresa é liderada por profissionais brasileiros altamente experientes na indústria de petróleo do Brasil e do exterior, e conta com apoio financeiro majoritário dos fundos de investimentos First Reserve e Riverstone. O foco principal de atuação da Barra Energia é a área marítima (offshore) das bacias de Santos e Campos, tanto no Pós-Sal como na nova fronteira do Pré-Sal.