Resultados parciais do poço de avaliação já confirmam extensão da Descoberta de Carcará

28/05/2015

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda (BE) comunica que o poço 3-SPS-105 (3-BRSA-1290-SPS), conhecido como Carcará Norte (N), atualmente sendo perfurado para avaliar a continuidade ao norte dos reservatórios de alta qualidade e espessura do pré-sal encontrados na descoberta do poço Carcará, já comprovou, até o momento, a presença de uma expressiva coluna de óleo de no mínimo 358 metros de reservatórios contínuos e conectados, de óleo leve de boa qualidade (31º API), a partir de 5.820 metros.

Até a profundidade atual de 6.178 metros as características de porosidade, permeabilidade e pressão encontradas neste poço são muito semelhantes às obtidas no poço descobridor de Carcará (4-SPS-86B), comprovando tratar-se da mesma acumulação.

O poço está localizado a cerca de 229 km do litoral do Estado de São Paulo e a 4,6 km a norte do poço descobridor, no bloco offshore BM-S-8 na Bacia de Santos, a uma profundidade de água de 2.072 metros (ver mapa abaixo). O atual fundo do poço está ainda dentro da seção de reservatórios com óleo do pré-sal, sem nenhuma indicação de contato óleo/água. As operações de perfuração serão retomadas a seguir, sendo a profundidade final prevista 6.430 metros.

Está também programada para o segundo semestre deste ano a reentrada no poço 3-SPS-104DA, informalmente conhecido como Carcará Noroeste (NW), localizado a aproximadamente 6 km a noroeste do poço descobridor de Carcará. O poço Carcará NW já foi perfurado até a base do sal e, conforme planejado, abandonado temporariamente para posterior perfuração dos reservatórios do pré-sal utilizando-se uma sonda de perfuração equipada com MPD (Managed Pressure Drilling).

Após a conclusão dos dois poços de avaliação acima mencionados, será possível delinear a extensão da área da descoberta de Carcará dentro do bloco BM-S-8. Além disso, um teste de formação está sendo planejado para o segundo semestre deste ano no poço Carcará Norte, que fornecerá informações sobre a produtividade dos reservatórios encontrados.

O Diretor Presidente da BE, João Carlos de Luca, disse que "os resultados significativos já obtidos neste poço confirmam as melhores expectativas que temos para esta descoberta de Carcará. É uma das mais significativas da província do pré-sal até agora, e consolida o portfólio de E&P da BE em uma das províncias petrolíferas mais atraentes do mundo."

De acordo com Renato Bertani, CEO da BE, "as informações do poço Carcará N obtidas até agora corroboram nosso modelo geológico para essa descoberta, potencialmente entre as maiores do pré-sal. Também demonstram a alta prospectividade do bloco BM-S-8, onde um outro prospecto geologicamente semelhante denominado Guanxuma foi mapeado, a ser perfurado em 2016."

A Barra Energia detém 10% de participação neste bloco, tendo como parceiros a Petrobras (operadora do consórcio) com 66%, a Petrogal Brasil (14%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).

Para informações adicionais, favor contatar a área de Relações Institucionais da Barra Energia:

Danilo de Luca
Telefone: (021) 3037 2772 / (021) 3206 5081
E-mail: danilo.deluca@barraenergia.com.br

Sobre a Barra Energia

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Limitada é uma empresa brasileira focada em exploração e produção de petróleo nas bacias sedimentares brasileiras. A empresa é liderada por profissionais brasileiros altamente experientes na indústria de petróleo, tanto no Brasil quanto no exterior, com principal apoio financeiro dos fundos de private equity First Reserve e Riverstone. A principal área de foco da Barra Energia é a offshore, incluindo as bacias de Santos e Campos e o jogo pré-sal emergente.