Segundo poço de delimitação confirma extensão a noroeste da descoberta de Carcará

28/09/2015

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda (BE) comunica que o poço 3-SPS-104DA, conhecido como Carcará Noroeste (NW), confirmou a presença de reservatórios do pré-sal com alta porosidade, portadores de petróleo leve de boa qualidade (31o API). Perfurado até uma profundidade total de 6.405m, o poço está localizado a 5,5 km a noroeste do poço descobridor de Carcará, no bloco offshore BM-S-8 na Bacia de Santos, a uma profundidade de água de 2.024m (ver mapa abaixo).

A continuidade da acumulação, que já havia sido confirmada na direção norte do poço descobridor através do poço Carcará Norte (N) foi agora demonstrada também na parte noroeste da estrutura, onde se encontrou uma espessura total bruta (gross pay) de cerca de 320m de reservatórios carbonáticos do pré-sal.

É também extremamente significativo que esses reservatórios do poço Carcará NW estão no mesmo gradiente de pressão daqueles obtidos nos reservatórios do pré-sal dos outros dois poços (Carcará e Carcará Norte), indicando comunicação entre os diferentes compartimentos estruturais da acumulação.

A exemplo do ocorrido nos dois poços perfurados anteriormente na descoberta de Carcará, também não foi observado neste poço nenhuma indicação de contato óleo-água até a profundidade final do mesmo. Testes a cabo realizados em diversas profundidades recuperaram óleo leve nos reservatórios carbonáticos do pré-sal bem como nas rochas vulcânicas subjacentes próximas ao fundo do poço.

Paralelamente, um teste de formação está prestes a ser realizado no poço Carcará N, o que irá fornecer importantes informações sobre a produtividade dos reservatórios de Carcará.

O Presidente da BE, João Carlos de Luca, disse que "os resultados significativos obtidos neste poço confirmam as melhores expectativas que temos para esta descoberta Carcará. É uma das mais significativas da província do pré-sal até agora, e consolida o portfólio de E&P da BE em uma das províncias petrolíferas mais atraentes do mundo."

De acordo com Renato Bertani, CEO da BE, "os resultados do poço Carcará NW corroboram nosso modelo geológico, indicando que esta é uma descoberta de classe mundial, potencialmente entre as maiores do pré-sal. Além disso, confirma a elevada potencialidade do bloco BM-S-8, onde um outro prospecto geologicamente similar chamado Guanxuma foi mapeado, a ser perfurado no curto prazo."

A Barra Energia detém 10% de participação neste bloco, tendo como parceiros a Petrobras (operadora do consórcio) com 66%, a Petrogal Brasil (14%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).

Para mais informações, entre em contato com a Barra Energia Relações Institucionais:

Telefone: (021) 3037 2772 / (021) 3206 5081