Testes de Carcará confirmam enorme produtividade do reservatório

22/12/2015

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda (BE) anuncia que dois testes de formação (TFRs) realizados no poço 3-SPS-105 da Bacia de Santos, conhecido como Carcará Norte (Bloco BM-S-8), confirmaram a enorme produtividade do reservatório que já era esperada com base em dados de perfis e de testes de formação a cabo anteriormente realizados nesta descoberta no pré-sal.

Três poços foram perfurados até o momento na descoberta de Carcará, cada um encontrando reservatórios carbonáticos do pré-sal contínuos e de alta qualidade, com espessura total por poço variando de 318 a 402 metros, óleo de boa qualidade (31˚ API), e sem contaminantes como H₂S ou CO₂. Outros dados positivos foram a confirmação de que os reservatórios em todos os três poços apresentam pressão anormalmente alta e estão no mesmo gradiente de pressão, uma indicação da continuidade do reservatório entre os poços e através da estrutura que controla a acumulação. Não foi encontrado em nenhum poço o contato óleo/água, fato positivo e relevante que confirma uma significativa e ainda maior coluna de óleo do que aquelas observadas nos três poços.

Ambos TFRs realizados no Carcará Norte, na Zona Inferior (6029m-6172m) e na Zona Superior (5820m-5987m), já confirmaram a alta capacidade de produção desta descoberta. Índices de produtividade obtidos em ambos os testes indicam que cada zona pode produzir vazões iguais ou melhores do que as dos poços mais produtivos do pré-sal.

O Diretor Presidente da BE, João Carlos de Luca, disse que "estes resultados estão acima de nossas melhores expectativas para a descoberta de Carcará, o que a coloca entre as de mais alta qualidade na província do pré-sal, e consolida o portfolio da BE em uma das províncias petrolíferas mais atraentes do mundo".

Renato Bertani, CEO da BE, acrescentou: "os dados indicam que é razoável esperar que, uma vez que estejam em produção, os poços de Carcará terão produtividades iguais ou melhores do que os melhores poços do pré-sal já em operação. Isso tem várias implicações positivas, talvez uma das mais importantes sendo que o desenvolvimento do pré-sal pode ser economicamente muito atraente, mesmo no ambiente atual de baixos preços do petróleo. E ainda temos um potencial de reservas adicionais muito significativo no Bloco BM-S-8, onde um outro prospecto geologicamente similar chamado Guanxuma foi mapeado e deverá ser perfurado dentro de programa de avaliação da área".

A Barra Energia detém 10% de participação neste bloco, tendo como parceiros a Petrobras (operadora do consórcio) com 66%, a Petrogal Brasil (14%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção (10%).

Telefone: (021) 3037 2772 / (021) 3206 5081
E-mail: institucional@barraenergia.com.br

A Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Limitada é uma empresa brasileira focada em exploração e produção de petróleo nas bacias sedimentares brasileiras. A empresa é liderada por profissionais brasileiros altamente experientes na indústria de petróleo, tanto no Brasil quanto no exterior, com principal apoio financeiro dos fundos de private equity First Reserve e Riverstone. A principal área de foco da Barra Energia é a offshore, incluindo as bacias de Santos e Campos e o jogo pré-sal emergente.